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O Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ mantém diferentes tipos de intercâmbio institucionais, com Universidades, no país e no exterior, com secretarias estaduais (SEE/RJ) e municipais (SME/RJ e outras) e com outras instituições (Petrobras). A cooperação nacional e internacional da Universidade é regulada pelas normas estabelecidas pela Diretoria de Cooperação Internacional, ligada à Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

 

CONVÊNIOS

França

-» Universidade de Rouen

 

Com o laboratório CIVIIC (Laboratoire Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Valeurs, les Idées, les Identités et les Compétences en Éducation et Formation), coordenado pelo professor Jean Houssaye, desde 1995 (www.univ-rouen.fr/civiic/). O convênio tem possibilitado a produção e publicação de artigos na França e no Brasil dos membros dos dois grupos, bem como a participação dos pesquisadores de ambos os grupos nos eventos realizados pelo parceiro. Destacamos os Séminaires de Recherche, que ocorrem semestralmente, desde 1995, na Universidade de Rouen, e as cinco edições do Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia, na UERJ. Desde 2000, existe a troca de professores - na qualidade de professores visitantes - e de estudantes entre as duas instituições. A Universidade de Rouen edita, ainda, uma revista internacional interuniversitária (Penser l’Éducation), na qual o grupo está representado no Conselho Editorial e tem publicado artigos provenientes das pesquisas, conforme cadastro de professores em anexo. Em 2007, foi assinado um convênio tripartite, incluindo o INRP (Institut National de Recherche Pédagogique), com sua unidade Musée National de l’Éducation, localizado em Rouen, nas ações UERJ-Université de Rouen.

Portugal

Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto

 

No ano de 2003, a UERJ, em parceria com a UFMG, a USP e a USF, desenvolve o projeto "A infância e sua educação" em acordo bilateral Brasil-Portugal, financiado pela CAPES.

Portugal

Universidade do Porto

 

Firmado convênio entre o Programa e a Universidade do Porto, englobando o desenvolvimento de pesquisas e a participação de pós-graduandos e docentes em atividades de intercâmbio. Em 2005, iniciou-se o projeto de pesquisa conjunto entre o grupo Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (UERJ) e o grupo coordenado pela professora Carlinda Leite (U. Porto). O trabalho dará origem a uma publicação conjunta, no prelo.

Itália

Università di Padova

 

O Programa mantém intercâmbio com a Universidade desde 2003, com participação de docente do Programa como professor de pós-graduação naquela Universidade. Desde o início do intercâmbio tem havido publicações conjuntas, como pode ser observado na produção docente. A revista Childhood & Philosophy, editada por docente do Programa, conta com a participação de professora desta Universidade como consultora.

Portugal

Universidade de Coimbra

 

Com o CES, cuja direção científica é exercida pelo professor Boaventura de Sousa Santos, desde 2002. O acordo já permitiu a inserção do CES como instituição consultora em um dos projetos de pesquisa em andamento no grupo. A parceria tem possibilitado o intercâmbio de produção científica, já tendo havido a publicação de artigo do professor Boaventura de Sousa Santos em livro organizado pelo grupo e estando prevista, ainda, a publicação de artigos de pesquisador do Programa em publicações do CES.

Colômbia

Universidad Javeriana

 

O acordo foi estabelecido em 2004, já tendo havido publicação conjunta e participação de docente da Universidade em seminário promovido pelo Programa. As publicações englobam artigos do corpo docente e discente do PROPEd, conforme pode ser observado na produção docente. A revista Childhood & Philosophy, editada por docente do Programa, conta com a participação de professora desta Universidade como consultora.

Argentina

Universidad Nacional de Buenos Aires

 

O intercâmbio, iniciado em 2002, envolve desenvolvimento de pesquisa internacional com suporte da UNESCO, na qual o Programa coordenou a parte de ensino de filosofia no Brasil. Paralelamente, o convênio permitiu a organização das Olimpíadas de Filosofia em projeto conjunto coordenado por professor daquela Instituição. Houve, ainda, publicação conjunta de docentes de ambas as Universidades, conforme dados na produção docente.

EUA

Montclair State University

 

As atividades iniciaram-se em 2004 e envolveram produção conjunta com participação de docentes do Programa em atividades acadêmicas naquela Instituição e vice-versa. O intercâmbio envolve, ainda, a co-edição da revista Childhood & Philosophy.

França

Universidade de Paris VIII

 

As atividades conjuntas foram iniciadas em 2003 com intercâmbio entre docentes. Ainda este ano, professor do Programa atuará como professor visitante na Instituição.

Espanha

Universidade de Barcelona

 

O intercâmbio envolve uma série de atividades com produção conjunta (ver produção docente), organização de eventos e pesquisas interinstitucionais.

França

Universidade Paris VIII

 

São desenvolvidas atividades conjuntas de docentes do Programa com o grupo de pesquisa em Filosofia do Prof. Jacques Ranciére. A cooperação gerou a tradução do livro "O mestre ignorante" de Jacques Rancière e o oferecimento de um tópico especial no pensamento sobre o pensamento do autor oferecido a mestrandos e doutorandos do Programa.

Espanha

Universidade de Alcalá de Henares

 

Os contatos que originaram a participação do professor Antonio Castillo, como professor visitante no Programa em 2002, estão sendo mantidos com publicações conjuntas.

 

Além de cooperações mais articuladas, os docentes do Programa têm participado de atividades conjuntas com pesquisadores de diferentes países que geraram a publicação de textos de professores de Universidades internacionais em livros organizados no Brasil. De forma análoga, os professores do ProPEd têm divulgado seus produtos em revistas e livros organizados em diferentes países.