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TÍTULO DA PESQUISA

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA (SAEB): O CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA

PERÍODO:

2019 - 2021

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias

FINANCIAMENTO(S)

Considerando-se a inclusão recente da Educação Infantil (EI), primeira etapa da Educação Básica, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), pretende-se pesquisar os efeitos dessa iniciativa, inclusive no trabalho pedagógico realizado nessa faixa etária. Nesse sentido, objetiva-se: a) acompanhar o processo de implementação de avaliação externa em larga escala na EI; b) fazer levantamento bibliográfico sobre trabalhos acadêmicos e artigos voltados para a temática; c) mapear os documentos específicos sobre a proposta piloto; d) acessar dados estatísticos que possam ser gerados a partir dessas avaliações; e) divulgar dados e reflexões possibilitadas pelo estudo. Para tanto, serão utilizadas como ferramentas metodológicas: 1) revisão bibliográfica; 2) mapeamento e análise de documentos sobre a iniciativa; 3)coleta de dados estatísticos; 4) questionário online para professores/as e gestores de redes públicas que atendem à faixa etária contemplada pela Educação Infantil; 5) tabulação e análise de dados; 6) elaboração de artigos e de relatório final. A partir da implementação dessa avaliação na Educação Infantil, mesmo que de maneira amostral, surgem os seguintes questionamentos: a) Quais serão os pilares políticos e epistemológicos que balizarão tal avaliação? b) O que pretende avaliar, de fato? c) Posteriormente, pretende-se aplicá-la em todas as instituições que atendam essa faixa etária? As contribuições das áreas de avaliação, políticas públicas e infância serão utilizadas na análise do material de pesquisa. Desse modo, pretende-se contribuir para o debate sobre a qualidade da educação ofertada pelas redes públicas de ensino, assim como ampliar o debate sobre a utilização das avaliações externas em larga escala na Educação Básica como um todo, e especificamente falando, na Educação Infantil.



Palavras-chave: Educação Infantil; Avaliação externa; Políticas; Infâncias; Aprendizagem.