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TÍTULO DA PESQUISA

O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA INDEPENDENTE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PERÍODO:

2017 - 2020

LINHA DE PESQUISA

Educação Inclusiva e Processos Educacionais

GRUPO(S) DE PESQUISA

Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especias no Ensino Regular: Práticas Pedagógicas e Cultura Escolar

FINANCIAMENTO(S)

A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouco se debate quais ações devem ser pensadas e construídas para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como possibilitar itinerários formativos para a formação para uma vida independente. Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos de idade, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio), classes ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado que contemple o Plano Individualizado de Transição para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.