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TÍTULO DA PESQUISA

A INFÂNCIA E SEUS CRONOTOPOS: EDUCAÇÃO E PESQUISA

PERÍODO:

2015 - 2017

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

GPICC - Infância e Cultura Contemporânea

FINANCIAMENTO(S)

CNPq

Este projeto tem por objetivo estudar sobre os tempos e os espaços em que se constituem as experiências infantis contemporâneas. Nosso interesse está em melhor conhecer as formas infantis de habitar, se deslocar e de participar da cidade, bem como, imbricadas a essas experiências, as histórias e narrativas que nelas e a partir delas se constroem.
O conceito de cronotopo é apresentado por Mikhail Bakhtin para designar um equilíbrio e uma indissociação entre as dimensões do espaço e do tempo, sendo que o tempo é definido por ele como sendo a quarta dimensão do espaço. Bakhtin o apresenta como uma categoria literária que funde os índices espaço-temporais de modo inteligível e concreto. É a narrativa que dá visibilidade ao equilíbrio e à indissociabilidade imperceptíveis no acontecimento da experiência vivida. Para tanto, os conceitos de história, experiência, memória e narrativa, tal qual formulados por Walter Benjamin, adquirem significativa relevância. Autores como Raymond Williams, Clifford Geertz, Edward Thompson, Norbert Elias, Gilles Lipovetsky, Lúcia Santaella e André Lemos ajudam a problematizar a história e a cultura contemporânea. Gilles Brougére, Manuel Sarmento, Clarice Kohn, Jader Lopes, Solange Jobim e Souza, Lucia Rabello de Castro, Raquel Salgado e Gilka Girardello são interlocutores no que se refere à concepções de infância, cultura lúdica e produção de pesquisa e de narrativas com crianças.
O projeto é desenvolvido no Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (www.gpicc.pro.br), grupo filiado institucionalmente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e dá continuidade a dois outros anteriores, “Artes do dizer e do dizer-se: narrativas infantis e usos de mídia” (2009-2011) e “Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade” (2012-2014), ambos financiados pelo Edital Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ e pelo Programa PROCIÊNCIA/UERJ-FAPERJ, sendo que o primeiro recebeu também apoio do CNPq.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade

PERÍODO:

2012 - 2014

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

GPICC - Infância e Cultura Contemporânea

FINANCIAMENTO(S)

FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado

Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade
Professor: Rita Marisa Ribes Pereira
Este projeto tem por objetivo estudar os modos como se constituem as experiências infantis na cultura contemporânea, buscando conhecer as histórias de vida das crianças e os diferentes processos de criação que possibilitam significar e compartilhar essas histórias. Este projeto dá continuidade ao anterior, intitulado “Artes do dizer e do dizer-se: narrativas infantis e usos de mídias”, que teve por objetivo estudar a produção de narrativas a partir dos usos que as crianças fazem de diferentes formas de mídias e cujo foco esteve voltado para os usos infantis de diferentes aparatos técnicos e as condições em que esses usos acontecem. Nesta etapa, apresenta-se o interesse em ampliar e aprofundar a compreensão acerca das relações entre a infância e a cultura, tomando como ponto de partida as seguintes questões: Que experiências vivem as crianças hoje? Como essas experiências são afetadas pelas tecnologias? Que modos de criar, de narrar e de se relacionar são desencadeados no contexto da cultura contemporânea?
Dentre os teóricos que ajudam a subsidiar este projeto, destacamos: Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotsky, Jorge Larrosa, Raymond Williams, Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, no que se refere aos conceitos de cultura e de experiência; Steven Johnson, Clay Shirky, Lúcia Santaella e André Lemos contribuem para a reflexão sobre as relações entre cultura e tecnologias; e Solange Jobim e Souza, Lúcia Rabelo de Castro, Gilka Girardello e Gilles Brougére com estudos relacionados às concepções de infância, cultura lúdica e produção de narrativas;

Palavras-chave: infância; cultura contemporânea; processos de criação; experiência; narrativas.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Artes do dizer e do dizer-se: narrativas infantis e usos de mídia

PERÍODO:

2009 - 2011

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

GPICC - Infância e Cultura Contemporânea

FINANCIAMENTO(S)

FAPERJ - Edital Jovem Cientista do Nosso Estado [2008] PROCIÊNCIA UERJ CNPq - Edital Universal [2009]

Este projeto tem por objetivo estudar a produção de narrativas infantis a partir dos usos que as crianças fazem de diferentes formas de mídias – televisão, DVD, MP3, iPod, internet, aparelhos de telefone celular. O acesso a esses aparatos técnicos e a sua relativa facilidade de manuseio faz com que eles adquiram, entre as crianças, um lugar relevante, seja para a recepção das mais distintas formas de produção cultural a que têm acesso, seja na utilização e mediação desses aparatos em seus processos de produção de narrativas: torpedos, autobiografias em vídeos compartilhados, depoimentos em sites de relacionamentos, criação de histórias orais, escritas e audiovisuais que demonstram um profundo domínio de linguagens técnicas e de discursos próprios dos contextos de mídia. Que maneiras de dizer e de dizerem-se as crianças criam mediadas por esses aparatos técnicos? De que temas tratam em suas narrativas? Em que medida as narrativas engendradas por essa nova experiência se conectam com outras, mais tradicionais? Que formas de diálogo essas narrativas instauram, das crianças com seus pares e com os adultos com quem convivem?
Dentre os autores que contribuem para o enfrentamento dessas questões, detacam-se Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Michel de Certeau, David Buckinghan, Arlindo Machado, Marim-Barbero, Orozco-Gomes, Silviano Santiago, Betriz Sarlo, Solange Jobim e Souza, Sonia Kramer, Lúcia Rabelo de Castro, Gilka Girardello.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Mídia e Educação: diálogos possíveis no contexto escolar

PERÍODO:

2007 - 2008

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

GPICC - Infância e Cultura Contemporânea

FINANCIAMENTO(S)

FAPERJ - Edital "Apoio à melhoria do ensino nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Bolsa FAPERJ TCT 20h para a Prof. Núbia de Oliveira Santos

Este projeto tem por tema a relação das crianças com a mídia e caracteriza-se como um trabalho de pesquisa e intervenção que integra a universidade e a escola básica. Originado de uma parceria que acontece desde 2005, o projeto tem por objetivo construir estratégias de trabalho pedagógico com as crianças, seus familiares e educadores, de modo a contribuir para a formação estética do olhar e para uma postura crítica da relação com a mídia em nosso cotidiano e no espaço circunscrito da escola.