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TÍTULO DA PESQUISA

Pérolas negras: experiências artísticas e culturais entre África e Brasil - 6ª etapa

PERÍODO:

2015 - 2018

LINHA DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

GRUPO(S) DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

FINANCIAMENTO(S)

Bolsa Produtividade em Pesquisa 1C CNPq / Cientista do Nosso Estado Faperj / Prociência Uerj / Bolsas M, D e Pós-Doutorado Capes e Faperj / Bolsas Pibic CNPq e Uerj / Getty Foundation

Iniciada em 2000, estando atualmente em sua sexta etapa (2015-2018), a pesquisa atua nos cruzamentos dos campo da Educação, da História e da Arte, em conexões com outros campos acadêmicos e socioculturais (Antropologia, Arquitetura e Religião, entre outros), centrada na dinâmica entre modernidade e contemporaneidade.
A pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e do ensino de arte e de história da arte, relacionados às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África, Brasil e além. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos:
1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade;
2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades religiosas afro-brasileiras;
3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, teoria e historiografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade;
4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Pérolas negras: experiências artísticas e culturais entre África e Brasil - 5ª etapa

PERÍODO:

2012 - 2015

LINHA DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

GRUPO(S) DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

FINANCIAMENTO(S)

Bolsa Produtividade em Pesquisa 1D CNPq / Cientista do Nosso Estado FAPERJ / Prociência UERJ / Bolsas M, D e Pós-Doutorado CAPES e FAPERJ / Bolsas PIBIC CNPq e UERJ / Edital Universal CNPq / Ministério das Relações Exteriores e da Cultura, Getty Foundatio

Iniciada em 2000, em sua quinta etapa (2012-2015) a pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e do ensino de arte e de história da arte, relacionados às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África, Brasil e além. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos:
1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade;
2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades religiosas afro-brasileiras;
3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, teoria e historiografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade;
4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Pérolas negras: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil - 4ª etapa

PERÍODO:

2009 - 2012

LINHA DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

GRUPO(S) DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

FINANCIAMENTO(S)

Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq / Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ / Prociência UERJ / Bolsas M e D CAPES e FAPERJ / Bolsas PIBIC CNPq e UERJ / Edital Universal CNPq / Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura, Getty Foundation

Iniciada em 2000, em sua quarta etapa (2009-2012) a pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e ensino relacionadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África e Brasil. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos:
1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade;
2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades religiosas afro-brasileiras;
3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, bibliografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade;
4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Pérolas negras: experiências artísticas e culturais entre África e brasil - 3ª etapa (2006-2009)

PERÍODO:

2006 - 2009

LINHA DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

GRUPO(S) DE PESQUISA

Instituições, Práticas Educativas e História

FINANCIAMENTO(S)

Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq / Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ / Prociência UERJ / Bolsas PIBIC CNPq e UERJ

Iniciada em 2000, em sua terceira etapa (2006-2009) a pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e ensino relacionadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África e Brasil. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos:
1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade;
2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades de terreiro;
3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, bibliografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade;
4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana.