INTERNACIONALIZAÇÃO

Tanto a internacionalização quanto o impacto e a inserção social do ProPEd UERJ estão fortemente inter-relacionados à pesquisa desenvolvida no Programa: nossos intercâmbios/convênios nacionais e internacionais se desenvolvem a partir dos projetos das linhas de pesquisa do Programa. Tais parcerias expressam o alcance com sucesso de uma de nossas principais metas nas últimas duas décadas: a internacionalização e a visibilidade do Programa por meio da nucleação de atividades em torno dos temas atinentes às nossas investigações. Nossa internacionalização mais destacada foi reconhecida com o nível 6 na avaliação externa da Capes alcançado pelo Programa em 2005 e teve esse reconhecimento consolidado com o nível 7, alcançado em 2012, e mantido desde então. Uma das expressões dessa trajetória foi a conquista do Edital Capes PrInt em 2018. Todas as linhas de pesquisa do ProPEd têm projetos no Capes PrINt Uerj, nucleando o tema Educação no Mundo Contemporâneo. Em razão de as parcerias serem muitas, destacamos aqui apenas algumas das principais e mais longevas parcerias do ProPEd/UERJ, envolvendo produção bibliográfica. Elas são com os seguintes países e instituições:

 

CONVÊNIOS INSTITUCIONAIS

Universidad Nacional de Buenos Aires

O intercâmbio, iniciado em 2002, envolve desenvolvimento de pesquisa internacional com suporte da UNESCO, na qual o Programa coordenou a parte de ensino de filosofia no Brasil. Posteriormente, outros pesquisadores das demais linhas do Programa também realizaram estudos na instituição, ampliando ainda mais a mobilidade docente e discente, bem como gerando publicações.

University of British Columbia

Os intercâmbios com esta Universidade datam de 2007 e já geraram várias publicações no exterior, especialmente de pesquisadores das linhas de Currículo e Cotidiano. Posteriormente, outros pesquisadores das demais linhas do Programa também realizaram estudos na instituição, ampliando ainda mais a mobilidade docente e discente.

Universidade de Alcalá de Henares

Os contatos que originaram a participação do professor Antonio Castillo, como professor visitante no Programa em 2002, estão sendo mantidos com publicações conjuntas, mobilidade discente e docente, particularmente na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História.

Columbia University

A parceria com esta Universidade se desenvolve desde 2013, especialmente por meio das relações com o Teachers College e das pesquisas em Currículo. Posteriormente, outros pesquisadores das demais linhas do Programa também realizaram estudos na instituição, ampliando ainda mais a mobilidade docente e discente.

New York University

A parceria com esta Universidade se desenvolve desde 2019, especialmente por das pesquisas em Currículo e em Educação Inclusiva. Posteriormente, outros pesquisadores das demais linhas do Programa também realizaram estudos na instituição, ampliando ainda mais a mobilidade docente e discente.

Montclair State University

As atividades iniciaram-se em 2004 e envolveram produção conjunta com participação de docentes do Programa em atividades acadêmicas naquela Instituição e vice-versa. O intercâmbio envolve, ainda, a coedição da revista Childhood & Philosophy.

Université de Paris VIII

As atividades conjuntas foram iniciadas em 2003 com intercâmbio entre docentes. São desenvolvidas atividades conjuntas de docentes do Programa com o grupo de pesquisa em Filosofia do Prof. Jacques Ranciére. A cooperação gerou a tradução do livro "O mestre ignorante" de Jacques Rancière e o oferecimento de um tópico especial no pensamento sobre o pensamento do autor oferecido a mestrandos e doutorandos do Programa.

Université de Rouen

Com o laboratório CIVIIC (Laboratoire Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Valeurs, les Idées, les Identités et les Compétences en Éducation et Formation), coordenado pelo professor Jean Houssaye, o ProPEd mantém parcerias desde 1995. O convênio tem possibilitado a produção e publicação de artigos na França e no Brasil dos membros dos dois grupos, bem como a participação dos pesquisadores de ambos os grupos nos eventos realizados pelo parceiro. Destacamos os Séminaires de Recherche, que ocorrem semestralmente, desde 1995, na Universidade de Rouen, e as edições do Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia, na UERJ. Desde 2000, existe a mobilidade de professores - na qualidade de professores visitantes - e de estudantes entre as duas instituições. A Universidade de Rouen edita, ainda, uma revista internacional interuniversitária (Penser l’Éducation), na qual o grupo está representado no Conselho Editorial e tem publicado artigos provenientes das pesquisas, conforme cadastro de professores em anexo. Em 2007, foi assinado um convênio tripartite, incluindo o INRP (Institut National de Recherche Pédagogique), com sua unidade Musée National de l’Éducation, localizado em Rouen, nas ações UERJ-Université de Rouen.

Università di Padova

O Programa mantém intercâmbio com a Universidade desde 2003, com participação de docente do Programa como professor de pós-graduação naquela Universidade. Desde o início do intercâmbio tem havido publicações conjuntas, como pode ser observado na produção docente, bem como mobilidade discente e docente com regularidade. A revista Childhood & Philosophy, editada por docente do Programa, conta com a participação de professora desta Universidade como consultora.

Colegio de San Luis de Potosi

Desde 2001 vem sendo mantida esta parceria na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, o que permitiu Oresta Lopez atuar três vezes como professora visitante na UERJ e outras tantas mobilidades docentes e discentes com publicações.

Universidad Nacional Autónoma de México

A parceria com a Unam não apenas tem garantido a mobilidade docente e discente, bem como publicações conjuntas e intercâmbios de pesquisa desde 2009, com participantes de diferentes linhas de pesquisa do Programa e consequente articulação com outras instituições do México.

University of Oslo

Por meio da parceria com o Prof. Stephen von Tetzchner, a linha de pesquisa  Educação Inclusiva e Processos Educacionais vem desenvolvendo o projeto “Becoming an aided communicator (BAC): Aided language skills in children aged 5–15 years – a multi-site and cross-cultural investigation” que envolve 16 países e diferentes Universidades. Essa parceria tem gerado não apenas publicações bibliográficas como contínua e profícua mobilidade docente e discente.

Universidade do Porto

Foi firmado convênio entre o Programa e a Universidade do Porto, englobando o desenvolvimento de pesquisas e a participação de pós-graduandos e docentes em atividades de intercâmbio. Em 2005, iniciou-se o projeto de pesquisa conjunto entre o então grupo Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (UERJ) e o grupo coordenado pela professora Carlinda Leite (U. Porto). Esse convênio vem gerando várias publicações conjuntas, bem como mobilidade discente e docente e organização/participação conjunta em eventos, tal como o CAFTE e o Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, que tem também a participação de pesquisadores da linha de Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. A essas articulações se seguiram a ampliação das relações com outras instituições universitárias de Portugal realizadas por todas as linhas de pesquisa do Programa.

University of Essex

A parceria com essa instituição vem se desenvolvendo desde 2012, especialmente pela parceria de pesquisadoras da linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura com a Escola de Governo, primeiramente com Ernesto Laclau e mais recentemente com Jason Glynos e David Howarth. Tais parcerias têm gerado eventos conjuntos e mobilidade discente e docente.


Muitas outras parcerias e intercâmbios em desenvolvimento ao longo desses anos, estão registradas nos atuais projetos do ProPEd apoiados pelo Capes PrINt Uerj que podem ser conhecidos em:

TEMA: EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
PROJETOS BOLSAS CUSTEIO MISSÕES NO EXTERIOR
Cotidianos, Redes Educativas, Processos Culturais e Imagens
https://www.capesprintuerj-cotidianos.com
U$ 210.658,22 R$ 32.000,00 R$ 167.063,00
COORDENAÇÃO: Gustavo Coelho
Políticas de Currículo
http://www.curriculo-uerj.pro.br
U$ 210.527,98 R$ 36.500,00 R$ 304.346,00
COORDENAÇÃO: Alice Casimiro Lopes
Escritas de Si, Memória e Profissão Docente
http://projetosipeh.org/
U$ 174.249,80 R$ 35.000,00 R$ 303.816,00
COORDENAÇÃO: Ana Chrystina Venâncio Mignot
Filosofia na Infância da Vida Escolar
http://filoeduc.org/capesprint
U$ 91.622,05 R$ 35.000,00 R$ 192.148,00
COORDENAÇÃO: Walter Omar Kohan
Inclusão, comunicação e aprendizagem U$ 91.622,05 R$ 35.000,00 R$ 152.152,00
COORDENAÇÃO: Cátia Crivelenti Walter

Valores calculados com base nos valores de referência do Capes PrInt.